Como falar de educação financeira em outras matérias?
História, Geografia, Português e claro, Matemática.
Bora começar: Como foi apresentado no artigo de Educação Financeira Obrigatória nas Escolas, o assunto não precisa ser tratado como uma disciplina na grade curricular ou extracurricular, mas pode ser abordado de maneira transversal à outras disciplinas.
Então aqui vão algumas dicas de como tratar educação financeira em algumas aulas!
Dicas relâmpago: E agora, como falar de educação financeira fugindo da tradicional matemática e considerando história, geografia e português?
Em história pode ser bem interessante abordar questões como a história do dinheiro, como por exemplo, você sabia que a palavra “salário” vem do pagamento dos soldados romanos em “SAL”? Além dos fatores históricos que direcionaram a economia e as crises ao longo dos tempos, existem curiosidades que podem despertar o interesse dos alunos no assunto, outro exemplo é do porquê o dinheiro começou a ser representado pelo papel moeda, devido ao surgimento dos bancos e à escassez de metais para o cunho de moedas.
Já em Geografia é possível apresentar as diferentes moedas ao redor do mundo, explicar sobre a paridade de cada uma.
Outro ponto pode ser sobre a globalização atual, onde um exemplo interessante é de como o conflito atual entre Rússia e Ucrânia elevou os preços de petróleo e trigo ao redor de todo o mundo.
Para finalizar, em Português é essencial que todos saibam ler e interpretar documentos financeiros que muitas vezes podem estar escritos para confundir e ludibriar o consumidor.
Uma atividade interessante pode ser a avaliação de um contrato de compra de carro cheio de pegadinhas, onde os alunos precisam apontar e justificar cada ponto a ser alterado.
E finalizando mesmo, é claro que não poderia a Matemática… Mas quanto às possibilidades entre Matemática e Educação Financeira, vamos criar um artigo exclusivo sobre isso!
Pois é: Diferente do que muitos pensam, educação financeira não é apenas sobre dinheiro e contas matemáticas, existem diversos fatores e curiosidades que podem ser apresentados e assim despertar interesse dos alunos, independente da sua idade.
Toda essa abordagem multidisciplinar foi considerada no momento em que desenvolvemos nosso currículo educacional sobre educação financeira. Os módulos são divididos em: dinheiro, economia, finanças pessoais e investimentos!
Por isso, para conhecer mais sobre nosso currículo e as oportunidades que a Real Grana oferece para escolas levarem a melhor solução de educação financeira aos seus alunos, entre em contato e bora marcar uma conversa.