Mercado Futuro
O Mercado Futuro é uma das operações de derivativos na qual o investidor negocia contratos, entenda agora como ela funciona.
O que é Mercado Futuro?
O Mercado Futuro é o ambiente para negociar contratos futuros, que são um tipo de Derivativo.
Da mesma forma que acontece com o Mercado a termo, no Mercado Futuro os contratos representam um compromisso de que aquela operação será cumprida, ou seja, o comprador deverá comprar o ativo determinado, na data combinada e pelo valor combinado no contrato e o vendedor tem a obrigação de realmente vender o ativo.
No Mercado Futuro não é possível realizar a liquidação antecipada, para que o investidor consiga zerar a sua posição, ele deve abrir uma posição contrária nesse ativo.
Como funciona?
Este tipo de contrato envolve duas partes:
- O comprador, que deseja comprar o ativo, porém só pagará por ele no futuro;
- O vendedor, que possui o ativo e está disposto a vendê-lo e receber depois.
O comprador deseja comprar o ativo, mas muitas vezes não tem o dinheiro suficiente no momento e por isso, deixa algum ativo como garantia (a garantia podem ser outras ações por exemplo), além de pagar uma taxa de juros no período do contrato.
O vendedor se interessa nesse tipo de operação pois o risco do seu ativo cair ou subir não é mais importante, já que está combinado que ele receberá determinado valor no futuro, independentemente do valor de mercado daquele ativo.
O papel da corretora é justamente juntar essas duas partes para que a operação aconteça.
Mercado a Termo VS Mercado Futuro
Certo, mas qual é a diferença entre Mercado a Termo e Mercado Futuro?
A principal diferença é o fato de que no Mercado Futuro os contratos são padronizados, ou seja, não são as partes envolvidas que decidem os termos do contrato.
Pelo fato de que todos os contratos disponíveis são negociados na bolsa de valores, eles já possuem o ativo escolhido, a data do vencimento e a quantidade determinadas previamente, basta o investidor escolher o contrato que mais lhe interessa.
Além disso, no Mercado Futuro existe o ajuste diário, o que significa que o investidor tem lucro ou prejuízo todos os dias dentro do prazo do contrato, assim se o preço subir em um dia, o investidor lucra, se cair, ele tem prejuízo, isso acontece para impedir que algumas pessoas acumulem prejuízo por muito tempo e depois não consigam pagar.